
Sofremos, no Brasil, com altos índices de corrupção. Estima-se que aproximadamente 200 bilhões de reais são desviados no Brasil, por ano (fonte: Organização das Nações Unidas -ONU). Esse valor permitiria multiplicar por três os investimentos federais em educação ou saúde, ou ainda multiplicar por cinco tudo que se investe em segurança pública em todo o país. Seria possível, ainda, resgatar da miséria os dez milhões de brasileiros que não conseguem comprar os alimentos necessários para sobreviver.
O IPG BR, em parceria com o Ministério Público Federal (MPF), acredita que podemos e devemos ter um país mais justo, com menos corrupção e menos impunidade. Neste sentido, o IPG BR apoia a campanha de combate à corrupção do MPF que propõe 10 medidas legislativas, que agrupam 20 anteprojetos de lei que foram encaminhados ao Congresso Nacional. Confira as 10 propostas a seguir:
- Prevenção à corrupção, transparência e proteção à fonte de informação
- Criminalização do enriquecimento ilícito de agentes públicos
- Aumento das penas e crime hediondo para corrupção de altos valores
- Aumento da eficiência e da justiça dos recursos no processo penal
- Celeridade nas ações de improbidade administrativa
- Reforma no sistema de prescrição penal
- Ajustes nas nulidades penais
- Responsabilização dos partidos políticos e criminalização do caixa 2
- Prisão preventiva para evitar a dissipação do dinheiro desviado
- Recuperação do lucro derivado do crime
Maiores informações acerca dessa iniciativa podem ser acessadas no website: www.combateacorrupcao.mpf.mp.br/atuacao-do-mpf/10-medidas.